8D - Técnica das oito disciplinas

8D é também conhecido como a técnica das oito disciplinas. Também focado na solução de problemas, é largamente utilizado pela indústria automobilística e aeroespacial, como forma normalizada de tratamento de não-conformidades. O grande problema do tratamento de não-conformidades, com relação há situações entre fornecedores e clientes, ou seja situações entre sistemas de qualidade de empresas diferentes, está na padronização de uma resposta.

Lembre-se de que responder uma Não conformidade não é especificamente explicar situações. É principalmente definir causas e prover informação a todas as partes interessadas de que aquele problema gerado por aquela causa não tem mais possibilidade de ocorrer. Com esta informação fica claro a necessidade de uma ferramenta que possa transformar um processo complexo como solução de problemas, em uma linguagem universal que possa ser entendida e aceita por várias partes interessadas naquela situação.

Desta forma a Ford nas décadas entre 60 e anos 80, estruturou, desenvolveu, melhorou e finalizou a técnica das oito disciplinas.
Estas disciplinas numeradas de 1 a 8 são uma maneira de desenvolvimento de um time para a solução do problema, focando não só a parte técnica como também a parte motivacional da equipe visando situações de próximos trabalhos conjuntos em solução de problemas.

Em alguns casos considera-se uma fase preliminar de preparação que consiste em definir prazos cronogramas entre outras providências particulares de cada organização antes de entrar na primeira disciplina. Alguns profissionais da qualidade chamam essa preparação de fase 0 ou disciplina 0.

Também é muito comum a ferramenta 8D, fazer parte do MASP.
8D
  • D1 – Definir o time;
  • D2 – Descrever o problema e dados anteriores;
  • D3 – Desenvolver a ação de contenção imediata;
  • D4 – Identificar as causas raiz e a causa da não detecção na rotina;
  • D5 – Escolha das ações corretivas e verificação da sua eficácia;
  • D6 – Implementação da ação corretiva e validação dos resultados práticos;
  • D7 – Prevenção de recorrência/ Identificação de um problema sistêmico;
  • D8 – Parabenização da equipe, montagem de relatório de conclusão (ou RNC);


Novamente aqui temos um processo que depende de pessoas. A gestão de pessoal se não for bem feita fará com que a ferramenta dos 8D, não funcione de forma adequada.

A experiência da A.NACCARATI torna o processo de implementação dos 8D, eficaz inclusive em relação a requisitos de clientes.
Como referido no início desta página esta ferramenta é exigência normativa de vários mercados, que padronizaram este tipo de resposta a seus problemas de qualidade.

Então possuir uma consultoria como a A.NACCARATI, agrega um valor importantíssimo ao processo de implementação da ferramenta.