FMEA - Failure Mode and Effects Analysis

O FMEA (Failure Mode and Effects Analysis) é mais uma ferramenta compulsória para sistemas de qualidade automotivos entre outras aplicações mais críticas.

O manual de FMEA deve ser adquirido junto com as normas que os requerem. A análise de falha e seus efeitos, em rápidas palavras é uma técnica de estimativa de defeitos possíveis ou falhas possíveis no momento em que estão sendo determinados parâmetros de produção ou parâmetros de produtos.

O FMEA é aplicado tanto nas atividades de engenharia de produto, engenharia de processo como também é aplicado para os processos efetivamente.

O FMEA possui um modelo normalizado que pode ser encontrado no manual do FMEA na edição atualizada. Até a presente data esta ferramenta é desenvolvida pesquisada e mantida para a sociedade através do International Automotive Task Force, representada no Brasil atualmente pela AIAG.

É esperado ter um trabalho de FMEA uma identificação das possíveis fontes de falha, de maneira proativa, e um conjunto de medidas mitigadoras para combater estas possíveis fontes de falhas futuras. Esta é uma característica extremamente importante do FMEA: ser realizado de forma Ampla e completa por equipe multidisciplinar em um momento anterior ao lançamento de produtos ou ainda montagem e autorização para produção de linhas produtivas.

Consulte-nos e tenha um programa de FMEA eficiente com baixo custo e excelentes resultados