ISO/IEC 17025 - Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração é uma norma para sistema de gestão em laboratórios.

ISO17025 é a norma mais importante para ser implantada em Laboratórios,a qual representa o sistema de qualidade internacional de análises laboratoriais, reconhecido no Brasil pelo Inmetro.
O Instituto Nacional de metrologia, qualidade e tecnologia (inmetro.gov.br), é o organismo governamental brasileiro responsável pela fiscalização dos laboratórios de ensaio e calibração.



De forma diferenciada do que acontece em outras normas, como por exemplo a ISO 9001, a ISO 17025 só é auditada por avaliadores do Inmetro.
Também chamada de acreditação Laboratorial, este processo, gerido pelo Inmetro, fornece uma logomarca que pode ser utilizada pelo laboratório acreditado, como prova de sua precisão nos trabalhos de ensaio e calibração dentro de seu escopo declarado.

O processo de acreditação Laboratorial realizado no Brasil até a presente data, inicia-se com uma avaliação documental por parte do Inmetro, seguida, caso a esta primeira fase seja satisfatória, por um período de auditoria local no laboratório que abrange, não só o sistema de controle de qualidade como por exemplo controle de documentos e afins, mas também e principalmente os métodos de ensaio ou calibração, verificados durante a própria operação do laboratório.

Esta acreditação do Inmetro tem uma abrangência internacional, pois o Inmetro é membro do ILAC, International Laboratory Accreditation Cooperation (ilac.org) que é um organismo Internacional normalizador e padronizador de ensaios nas mais diversas áreas de atuação. Isto significa que um laboratório acreditado aqui no Brasil pelo Inmetro, tem os resultados de seus relatórios de ensaios e calibração, aceitos em todos os países membros do ILAC.

Em termos mais simplificados, um laboratório acreditado sobre a norma 17025, tem sua credibilidade indiscutível, tendo seus resultados levados, sem sombra de dúvida, como a definição correta do que está sendo calibrado ou ensaiado.

A rigor, qualquer resultado de uma calibração ou ensaio contratado de um laboratório, só pode ser considerado válido, do ponto de vista das melhores práticas de precisão, se este laboratório for acreditado através do Inmetro com base na ISO 17025.

A ISO 17025 é plenamente compatível e harmonizada com a ISO 9001, possibilitando Laboratórios pertencentes a outros grupos como por exemplo Laboratórios internos de grandes empresas, ter a sua certificação ISO 17025 facilitada pelo sistema da ISO 9001 ou similar que o grupo já utiliza.

A grande dificuldade que normalmente é reportada pelos pretendentes a certificação 17025, são as ferramentas estatísticas e matemáticas, como por exemplo a avaliação das incertezas de medição, que pode ser um fator complicador estendendo por muito tempo a tentativa de acreditação do laboratório que busca seu reconhecimento no mercado.

Por esta razão é extremamente recomendável a presença de um apoio de consultoria especializada, que poderá encarregar-se da transferência de tecnologia, para o laboratório, e tem como orientar os melhores caminhos para um sistema acreditado simples, de baixo custo operacional e plenamente focado ao escopo e ao mercado objetivado pelo laboratório.