MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

Dentro dos processos de melhoria contínua, existem várias ferramentas que auxiliam desde a melhoria para o objetivo de excelência, como também situações de não conformidades ou implementação de novos projetos.
O foco dessas ferramentas sempre foi o objetivo de zero defeitos. Como um método de prevenção de problemas, temos por exemplo o FMEA, que trata dos problemas ainda não ocorridos. Para soluções de não conformidades, por exemplo, temos os 8D.
Entre uma extremidade e outra, temos a rotina do dia-a-dia que visa sempre, a melhoria contínua de seus processos. Neste particular temos o MASP.

Como funciona o MASP?

O método de análise e solução de problemas consiste em oito etapas para partir de uma identificação de um problema, sempre de maneira completa e abrangente, chegando a uma conclusão planejando o futuro de forma a tornar robusta as soluções previstas.
Esta ferramenta pode ser utilizada individualmente, mas a grande força e eficácia está em executá-la dentro de uma equipe. O MASP pode ser considerado um pequeno projeto de melhoria. O MASP é utilizado também, em círculos de controle de qualidade de forma a padronizar as atividades dentro dos diversos CCQ.

QUAIS SÃO AS ETAPAS?

SEQUÊNCIA DO MASP

Problema: identificar:
  • Observação: conhecer as características do problema;
  • Análise: determinar as causas;
  • Plano de ação: montar um plano para eliminar causas;
  • Ação: por em prática o plano;
  • Verificação: confirmar a eficácia da ação;
  • Padronização: tornar o plano robusto;
  • Conclusão: planejar treinamentos, controles e outras práticas de manutenção do plano.


Em um resumo rápido e didático, a sequência acima passa a ser:
Identificar um problema e passar a observar a situação que o envolve. Determinar todas as causas dos efeitos problemáticos até então observados e traçar um plano de ação para eliminar essas causas de maneira definitiva. Então colocar em prática todo esse plano e Verificar se os resultados estão sendo obtidos de forma rotineira e simples. A partir deste momento então tornar isso simples para que outros possam executar de maneira excelente. Em pouco tempo de execução problemas e fragilidades serão detectados e a fase de conclusão caracteriza-se sobre todas as providências para que o conseguido pelo MASP seja mantido.

Para que esta ferramenta funciona de maneira objetiva, simples e eficaz, a preparação da equipe é fundamental.

A A.Naccarati possui a melhor equipe de treinadores para um excelente programa de MASP. Consulte-nos.