R&R - Técnica das oito disciplinas

R&R significa repetitividade e reprodutibilidade. É uma técnica estatística, prevista por exemplo no manual do MSA, NA IATF 16949.

Repetitividade (VE) : Em termos bastante simples repetitividade (VE) é a capacidade de uma medida realizada gerar o mesmo resultado por diversas vezes. A ideia aqui é tentar fixar todas as grandes variáveis que interferem na medida. Em teoria estas diversas Medidas com todas as variáveis fixadas, deveriam gerar sempre o mesmo valor. Caso isto não aconteça, podemos dizer que o sistema de medição projetado naquela situação não consegue se repetir. Isto é feito realizando-se várias medidas, com um mesmo operador, o mesmo equipamento de medição, o mesmo método de medição, na mesma peça ou corpo-de-prova, no mesmo local.

Reprodutibilidade (VO): também em termos bem simples, é a capacidade do sistema de medição projetado, poder ser utilizado por vários operadores, como acontece tipicamente no ambiente industrial, gerando as mesmas medidas. É como se, qualquer pessoa pudesse alcançar os mesmos resultados sem utilizar aquele método. Em resumo, o método seria à prova de erro de uma leitura do operador.

Então um levantamento estatístico de repetitividade e reprodutibilidade (R&R) é a soma destes valores de variação determinados no levantamento da repetitividade e reprodutibilidade.

Utilizando-se as fórmulas matemáticas definidas para o estudo de R&R, chegaremos a um número de Controle de Processo, chamado %RR, que pode ser comparado a critérios de aceitação.

Este número em teoria fornece a confiabilidade de um sistema de medição dentro de uma produção ou mesmo dentro de uma análise Laboratorial. Sabemos que não existem processos que suportam zero defeitos. Em teoria existe sempre uma variação entre um produto e outro. E também existe uma variação entre uma medida e outra.

A variação entre um produto e outro eu posso definir limites, por exemplo utilizando-se tolerâncias. Mas para isso eu devo ter uma segurança na medição que está sendo realizada. Esta segurança é indicada neste número %RR.

Projetistas e processos de Engenharia, definem as tolerâncias e podem inclusive definir limites de variação nas medidas, ou seja, definir %RR aceitável. Este número seria o limite máximo de variação em uma medição, para que eu tenha segurança de que o produto final que foi medido por esse sistema, realmente esteja dentro das minhas tolerâncias especificadas.

Critérios de %RR devem ser acordados entre clientes e fornecedores, e normalmente utilizam critérios pré-definidos, por exemplo no manual MSA.

É extremamente importante na implementação de um sistema de repetitividade e reprodutibilidade, com apoio de um profissional que conheça a fundo a área Laboratorial e de medição, pois o atingimento dos níveis de qualidade de medição aceitáveis, normalmente passam por correções no processo de medição, para atingir limites de %RR requeridos.

Não basta simplesmente, colocar valores em planilhas e softwares e conseguir números de %RR. O valor agregado estará na correção e melhoria de todo o sistema de medição desde treinamento de operadores até utilização do equipamento de medição correto.

TABELA RR
Abaixo de 10% - Sistema de medição geralmente considerado aceitável - Recomendável, especialmente útil quando tentamos ordenar ou classificar peças ou quando for requerido um controle apertado do processo.
Entre 10% e 30% - Pode ser aceito para algumas aplicações. A decisão deve ser baseada primeiro, por exemplo, na importância da aplicação da medição, custo do dispositivo de medição, custo do retrabalho ou reparo. O sistema de medição deve ser aprovado pelo cliente.
Acima de 30%- Considerado inaceitável -Todos os esforços devem ser tomados para melhorar o sistema de medição. Esta condição pode ser resolvida pelo uso de uma estratégia apropriada para a medição.

A A.NACCARATI CONSULTORES, é uma consultoria com vasta experiência não só na parte de produção e prestação de serviço, bem como na parte de implementação de sistemas laboratoriais, e é capaz de apoiar de maneira ampla, programas de implementação de sistemas de medição em qualquer área.