SA 8000

Um pensamento só tem seu valor quando se tornar uma ação. A SA 8000 é uma certificação de responsabilidade social mundial, extremamente rigorosa.

Sobretudo no contexto trabalhista brasileiro - burocrático, cheio de encargos e de exigências. O foco da SA 8000 é a pessoa e sua comunidade. Defende os interesses de pessoas. Desde a ergonomia dos seus assentos no trabalho, a iluminação do ambiente, até cumprimento de horários de trabalho e liberdade de associação e de expressão, entre outros requisitos.

Para ser certificada pela SA 8000, a empresa precisa cumprir os requisitos de responsabilidade social em todo seu relacionamento comercial. Com os clientes, por exemplo, tudo deve ser sistematizado e planejado.

A SA8000 é uma norma internacional baseada nos princípios das convenções Internacionais do trabalho, Convenção das Nações Unidas pelos Direitos da Criança e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Embora uma norma pequena e de aparência simples, devemos lembrar que , por ser auditável e certificável por terceira parte, a dificuldade reside em comprovar que tudo o definido na norma está sendo cumprido, e principalmente controlado a nível gerencial.

Normas desta natureza, não ligadas diretamente a atividade fim da empresa, diferentes, por exemplo, das normas de Qualidade, costumam relegar-se a um plano secundário, e sua manutenção fica por conta do período pré-auditoria.

Outro erro comum, é considerar que a implementação é simples porque em nossa cultura empresarial não temos trabalho escravo, a empresa não contrata crianças e temos um sindicato para os funcionários. Lembre-se de que a legislação trabalhista brasileira, a chamada CLT, bem como todo o conjunto de normas NR ligadas ao trabalho, não têm nada de simples. Facilmente um pequeno levantamento indicará algumas centenas de páginas de legislação a ser cumprida para que possamos nos adequar a SA 8000.

A SA 8000 é uma norma, não um simples compromisso de intenções.

Para tal, o trabalho de implantação com os especialistas da A. Naccarati é fundamental, agilizando o processo, customizando soluções, assessorando na parte legal e principalmente montando uma estrutura responsável e compromissada, como merece e exige a certificação SA 8000.

O que é a certificação?

Dizer que nosso serviço é o de melhor qualidade é o que todo cliente sabe que vai ouvir. É por esta razão que a certificação, ou seja um reconhecimento oficial por uma entidade do setor é o diferencial. Neste em especial, o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) é o órgão máximo da qualidade, reconhecido por todas as montadoras e com grande conceito de mercado.

Quais as vantagens?

O programa A. Naccarati Consultores de qualidade em serviços automotivos possibilita, além da certificação e o reconhecimento oficial da sua competência, melhorias significativas em:

  • Compreender os conceitos da Qualidade e aplicá-los através de mão-de-obra motivada.
  • Valorizar o Negócio, seus lucros e diminuir desperdícios.
  • Diferenciar sua empresa através de uma marca de qualidade.
  • Apontar oportunidades de Melhoria, trazer conceitos de produtividade.
  • Satisfação de clientes e redução de custos por melhoria contínua.
  • Melhorar o atendimento e satisfação do cliente (fidelidade).
  • Aumentar a carteira de clientes, sistematizar a venda de serviços de reparos.
Fale conosco