SASSMAQ

A SASSMAQ é um sistema de avaliação realizado por organismos certificadores Independentes credenciados pela ABIQUIM, Associação Brasileira da indústria química. Embora atualmente não obrigatória, a aplicação da sassmaq gera uma grande diferença para empresas certificadas focadas no transporte e armazenamento de produtos químicos. Aplica-se a qualquer meio e operador Logístico, seja rodoviário, estações de limpeza, Ferroviário, atendimento a Emergências entre outros.

Com base no programa Atuação Responsável, o Cefic - Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas lançou, no início dos anos 90, o programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos. Um elemento chave do ICE foi o desenvolvimento de uma série de Sistemas de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, cada um deles ligado a um meio de transporte ou operação logística específica (rodoviário, ferroviário, armazém, estações de limpeza, prestadores de serviço em atendimento a emergências etc).

Como resultado de tudo isso as SASSMAQ hoje representa o melhor das boas práticas e da Transparência na qualidade da prestação de serviços de logística nas suas mais diferentes facetas. É importante perceber que o módulo da SASSMAQ é plenamente harmonizado as normas internacionais, como a ISO 9001, a ISO 14001, bem como a recente ISO 45001 derivada da Norma OHSAS 18000. Embora uma empresa ligada à logística possa e, eventualmente muitas possuem, ter certificação nestas normas ISO, as SASSMAQ é mais focada e específica para o setor. Atualmente a empresa certificada pela ISO nas mais diversas especialidades, e em conjunto estar avaliada e aprovada pela SASSMAQ, possui de uma credibilidade poderosa no mercado, consideravelmente maior do que empresas que possuem uma ou outra Norma descrita aqui.

Um dos fatores mais expressivos de sucesso para empresas que procuram as SASSMAQ é ter o apoio de profissionais com conhecimento e experiência, assim como os profissionais da A.NACCARATI.

É importante salientar que o sistema de avaliação de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade (SASSMAQ) deve ser implantado na empresa com um foco abrangente. O setor de transporte e logística tem a característica única de ser altamente flexível em relação a sua prestação de serviços, e por este motivo estas implementações devem estar absolutamente harmonizadas com normas do setor e normas internacionais, o quê, caso contrário, poderá acarretar em grandes perdas de tempo e excessos de custo nas atualizações e nas incrementações do portfólio de negócios de cada empresa.

Se você é uma empresa deste Ramo, ou um profissional interessado neste assunto, consulte-nos.