Six Sigma

Com estas palavras, em 1987, Bob Galvin, Diretor Executivo da Motorola Inc., iniciou o processo de Seis Sigma em sua empresa, e tornou-se o pioneiro desta técnica que revolucionou o conceito de qualidade no mundo todo.

Em 1995, Jack Welch, o homem por trás da gigante GE, completa o conceito e faz a GE decolar no campo da Qualidade. A partir deste momento, o Seis Sigma passaram a ser a meta e o sinônimo de qualidade.

Antes de tudo, Seis Sigma é um conceito, uma cultura, uma mentalidade que leva a empresa a repensar seus conceitos do que é Qualidade, tornando-a ágil e focada no cliente, através da iniciativa de cada pessoa da organização em superar-se a cada dia.

A A. Naccarati Consultores, possui profissionais especializados no conceito Seis Sigma, prestando diversos tipos de trabalhos, desde sua implementação, treinamentos, palestras, e cursos on line sobre o assunto.

Six Sigma - Conceito básico

Sigma

PPM

Um sigma 317.320
Dois Sigma   45.500
Três Sigma    2.700
Quatro Sigma 63,5
Cinco Sigma 0,6
SEIS SIGMA 0,002
Imagine que o índice PPM (partes por milhão) representa o número de peças defeituosas para cada um milhão de peças produzidas. Veja a relação com vários níveis de Sigma(acima).

Usando um conceito bem prático, Sigma é o sinônimo de desvio padrão, ou seja, uma estatística que estabelece a quantidade de variabilidade em um dado processo. Se a variabilidade é pouca o produto é mais uniforme. Então para uma dada característica do produto/serviço quanto menor for a variabilidade melhor é esta característica (o que pode ser entendido como Qualidade).

Então , do ponto de vista matemático, Sigma pode refletir a Qualidade de um produto/serviço, indicando a capacidade do processo em repetir a produção de uma dada característica, sem variabilidades não programadas.

Seis Sigma é muito mais que um número. A técnica cria uma metodologia focada nos mínimos detalhes que compõem as características de maior importância. É uma revolução de conceitos, aplicável a serviços tanto como em peças de produção.

Consulte a A. Naccarati para implantação, treinamento e monitoramento de processos Seis Sigma.

"Melhorar a Qualidade de produtos e serviços em 10 vezes na primeira etapa,
e pelo menos cruzar a casa das cem vezes na etapa seguinte.
Alcançar a capacidade Seis Sigma em 4 anos.
A meta principal: Zero defeitos em tudo o que fazemos"


Conheça a técnica que reescreveu a Qualidade Mundial. Consulte a A.Naccarati.