Produtos para transportes

No mercado cada vez mais global, o transporte está cada vez mais em evidência. Mais do que uma prestação de serviços, o Transporte e a Logística antes de tudo são um processo da cadeia produtiva, e como tal cada vez mais cobrados em termos de eficácia.

As transportadoras estão cada vez mais numerosas. O potencial da área é do tamanho do mercado consumidor, que tende a crescer ano após ano.

Além disto, a diversificação é uma constante no Transporte. Pessoas, produtos, peças, componentes, produtos químicos, alimentícios, animais, combustíveis, enfim, tudo o que se produz ou que se compra é transportado.

Mais do que simplesmente ter a responsabilidade sobre a integridade do transportado, as transportadoras são responsáveis pelos prazos, pela razão de custo e muitas vezes pela viabilidade de um produto ou mercado.

Esta é a razão pela qual o mercado exige cada vez mais qualidade no transporte. Mais do que ter um sistema ISO 9001, a transportadora que quer crescer e vender cada vez mais, deve integrar-se a outros mecanismos que a diferenciem de seus concorrentes.

Grandes clientes consumidores de transporte já adotam metodologias e normas específicas para os seus setores.

ISO 9001

ISO 9001 : Desenvolvemos pacote adaptado ao sistema de transportes, falando a linguagem do segmento, podemos montar em tempos curtos sistemas de qualidade baseados na norma ISO 9001. Plenamente aplicável à todos os segmentos de transporte, a ISO 9001 é hoje mandatória para os contratos de transporte de grandes cargas.

ISO 14001

ISO 14001 : Desenvolvemos pacote adaptado ao sistema de transportes, trazendo a normativa de gestão de meio ambiente à realidade de transportadoras e operadores logísticos de qualquer porte. Acompanha uma gestão dos requisitos legais

NBR 14884

NBR 14884 : Criada pela ABNT , em resposta a uma solicitação da categoria, a NBR 14884 é uma norma bem alinhada à ISO 9001, com a vantagem de customizar o sistema apresentando indicadores prontos, prever processos específicos para transporte como embarques, transferências, fluxo de conhecimentos etc...

TRANSQUALIT

TRANSQUALIT: Em parceria com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NTC desenvolveu um Sistema de Gestão da Qualidade voltado especialmente ao Setor de Transporte, o TRANSQUALIT. O Transqualit possui sistemas para diversos segmentos do transporte, tais como: Frigorificado, Farmacêutico e Químico (Green), que, além da Qualidade, tem interfaces com Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Transqualit Aéreo e Transqualit GRIS.

SASSMAQ

SASSMAQ: É um Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, que objetiva reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. Foia Lançado e é dirigido pela ABIQUIM.

ANVISA

ANVISA: realizamos todo o levantamento e implementação dos requisitos , para legalização e licença para transportes de alimentos, medicamentos controlados, saneantes, defensivos agrícolas etc..

Ferramentas para Logística

Muitos Setores da indústria, possuem sistemas de trabalho, voltados principalmente ao planejamento de cargas, que visam otimizar e assegurar que o transporte esteja integrado com os seus sistemas de logística. A A.NACCARATI prepara e adequa estes sistemas:

  • Just-in-time: Idealizado pela Toyota, o "Just-in-Time", criou este sistema que diminui muito seu estoque do comprador, passando a responsabilidade e o comprometimento de não parar sua produção para seus terceirizados.
  • Milk Run: Tem seu nome inspirado em um antigo conceito empregado por cooperativas de laticínios norte-americanas que recolhiam o leite de fazenda em fazenda, junto aos produtores, para levar para a pasteurização. No sistema atual, a empresa faz a coleta programada das peças junto aos fornecedores que serão entregues na linha de montagem em horário pré-determinado.